21 março 2010

Feijão com Osso de Patinho (um prato típico aqui do nordeste, Recife.) No sudeste ou em outro estado só encomendando o osso do patinho ao açougueiro.


INGREDIENTES

½ kg de feijão preto, 4 ossos de patinho, 200g de carne seca (carne de charque,) 1 calabresa, 5 dentes de alho, 1 cebola, 2 folhas de louro, 3 colheres (sopa) de óleo.

PREPARO
Colocar o feijão de molho, ponha na geladeira para não azedar e não jogue a água fora, cozinhe na própria água. De uma fervida nos ossos e na carne seca, escorra e tempere os ossos, ponha  na pressão com água que cubra, deixe no fogo por 40 minutos, se necessário leve novamente ao fogo até ficar quase cozido, despreze o óleo que se formou. Junte o feijão, água, a calabresa fatiada, a charque e as folhas de louro. Leve ao fogo até cozinhar o feijão. Faça um refogado com alho espremido, óleo e a cebola picadinha, junte esse refogado ao feijão já cozido. Prove o sal, deixe ferver.  Está pronto o feijão.

É UMA DELICIA! E COM UMA CANINHA VAI MUITO BEM.

ESSAS FOTOS ABAIXO NÃO FORAM TIRADAS POR MIM, SÃO FOTOS DA NET
MUITOS NÃO SABEM O QUE É OSSO DE PATINHO, ENTÃO RESOLVI ILUSTRAR.



4 comentários:

sylvia patricia disse...

oi Dalva eu sou a sylvia,uma pernabucana nata,kkk.amo osso de patinho no feijao,mas estou morando em Portugal e aqui nao acho o osso de patinho e gostaria de saber se vc sabe qual é a parte do boi q se encontra o osso pois nao entendo muito de comida e gostaria de achar esse osso aqui para por no feijao,kk,se puder me ajudar eu agradeço. seu blog me ajudou muito e estou aprendendo direitinho a cozinhar,um dia eu chego la!!!bjs ah, meu mail é sylvinhagrego@hotmail.com aguardo noticias,bj!!!

Anônimo disse...

Bom dia
o osso do patinho tem outros nomes dependendo do lugar moro em SC , mas sou pernambucano demorou mas achei aqui pois só se conhece o patinho que e o nome da carne de boi foi ai que de tanto perguntar e explicar qual carne eu queria eles me disseram que o que procuro e bucita e o nome do osso de patinho aqui não sei em Portugal mas aqui e jogado fora então encomendo rs boa sorte.

Anônimo disse...

O osso de patinho também é chamado de Ossobuco.

Dalva Nascimento disse...

Não é ossobuco anônimo, o osso de patinho tem cartilagem é como um joelho do boi, aqui em Recife vende até defumado.é a ponta do osso que fica entre o patinho e o coxão mole. Vou postar uma foto que tirei da net.