01 maio 2010

Bolo de Ameixa


INGREDIENTES
500g de farinha de trigo, 500g de margarina, 2 xícaras (chá) de açucar.
200g de ameixa, 7 ovos grande, 100g de passas sem caroços
100g de frutas cristalizadas, 2 xícaras (chá) de chocolate em pó( não é achocolatado), 1 copo americano de vinho moscatel, porto, ou vinho tinto suave.
1 lata de leite condensado, 50 g de doce de goiaba, 2 coca-cola pequena (290ml.) 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó.
PREPARO
Bater o açúcar com a margarina, os ovos, depois de batidos coloque o leite condensado e bata mais.
coloque a farinha de trigo, o chocolate e misture. Junte a ameixa batida no liquidificador com o vinho a coca cola, as frutas cristalizadas as passas e a goiabada. mexa  de baixo pra cima sem bater. ponha o fermento, envolva. Forma untada e forrada com papel manteiga, leve ao forno preaquecido 200ºc 
PREPARO DA AMEIXA
Deixe-a  de molho no vinho até amolecer. Retire os caroços. Bater as ameixas no liquidificador com as passa, as frutas cristalizadas, a coca cola a goiabada e o vinho onde as ameixas estavam de molho. Bater no modo pulsar deixando que fique pedaços da fruta.
O bom é fazer esse bolo uns três dias antes, o sabor ficará mais acentuado, não precisa guardar na geladeira.
GLACÊ MÁRMORE
1/4 de xícara de suco de limão coado, 3 clara ligeiramente batidas e açúcar de confeiteiro peneirado até da  ponto  .Cubra com um pano de prato úmido. Se quiser colorir, use uma anelina de boa qualidade.
Para utilizar, abra pedaços na palma da mão, ponha sobre o bolo alisando com uma faca larga. Antes de aplicar o glacê mármore, passe em todo bolo uma fina camada de glacê real.

GLACÊ REAL
Ingredientes:
2 clara
Sumo de 1 limão, açúcar de confeiteiro enquanto baste
Modo de preparo:
Bata a clara na batedeira.
Junte o sumo do limão e acrescente o açúcar.
Bata até dar o ponto de glacê.
Dica:
O glacê poderá ser colorido com corante em gel depois do glacê pronto.
Se o glacê ficar mole, acrescente mais açúcar de confeiteiro.
Se, ao contrário, ficar muito espesso, adicione um pouco mais de clara e bata bem para ligar.
Quando não estiver utilizando o glacê; mantenha a tigela tampada com um pano úmido, pois ele seca muito rápido. Coloque no saco de confeitar e utilize
DECORE A GOSTO.

(Se quiser um bolo menos doce, não use o leite condensado)

15 comentários:

jai disse...

ADOREI SUA RECEITA DE BOLO DE AMEIXA! FIZ E FICOU MARAVILHOSO! BEIJOS AMIGA! ESTAREI SEMPRE PEGANDO SUAS RECEITAS!!!

Anônimo disse...

minha duvida é sobre a coca-cola,é garafa pequena de vidro?quantos ml?gostaria de saber,beijos

Dalva Nascimento disse...

Para o anônimo que me pergunta sobre a coca-cola do bolo de ameixa, cada garrafa é de 290ml.

Anônimo disse...

se eu fizer sem papel menteiga tambem presta? se fizer direto na forma vai prestar? abraços

Dalva Nascimento disse...

Claro anônimo, que pode ser feito sem papel manteiga, porém a forma tem que estar bem untada. outra dica,não triture as ameixas totalmente, use o botão pulsar do liquidificador.

Anônimo disse...

meu nome é claudia,a anonima que pergunta sobre a coca cola e o papel manteiga,eu fiz o bolo sem o papel e untei bem a forma,o bolo ficou maravilhoso,todo mundo achou uma deliiiçia,fiz sabado e já acabou tudo.aconselho que façam é deliçioso,vou fazer para natal,um abração

Anônimo disse...

meu nome é claudia,eu sou a anonima que pergunta sobre a coca cola e o papel manteiga,fiz sem o papel e deu certo,o bolo ficou maraaavilhoso,todos gostaram,já pediram a receita,não sou tão boa de mão,mas ficou muito bom,fiz sabado e já acabou.foi só elogios de todos que degustaram,vou fazer outras receitas.abraços.

Dalva Nascimento disse...

Oi Claudia que bom! Você fez o bolo! Delicioso né? Fique a vontade para visitar minha cozinha e fazer as receitas. Um abraço.

Anônimo disse...

Eu já fiz outros, mas essa sua receita é maravilhosa.. Sou de Recife e aqui esse bolo é muito apreciado e a minha família adora!! Abraços e feliz natal.

Anônimo disse...

Eu já fiz esse bolo com outras receitas, mas a sua é realmente maravilhosa, Sou de Recife e esse bolo é muito apreciado aqui na nossa terrinha.. o bolo da Dalva vai fazer parte da Ceia de Natal da minha família, eles adoram!! Abraços e feliz Natal.

Com Arte - Bolos Artísticos disse...

Essa receita é perfeita!!! Seguindo tudo direitinho, o bolo sai perfeito, um saborrr... e o cheiro?! Uma massa muito cheirosa, nossa é sempre um sucesso quando eu faço!!!

Com Arte - Bolos Artísticos disse...

Só quero acrescentar que esta receita rende muito, 1/2 receita deu certinho numa forma redonda de 22cm de diâmetro com 8cm de altura.

Unknown disse...

Dalva, essa receita parece bastante interessante, mas eu não gosto de bolo com refrigerante. Posso substituir a coca-cola pela mesma quantidade de vinho? Obrigada!

Anônimo disse...

Oi sou de arcoverde pe eu posso fazer sem o vinho ou substituir por outra bebida.vai dar serto se eu nao colocar o vinho

Dalva Nascimento disse...

Anônimo de Arco Verde, nunca substituí o vinho da receita, porém creio que pode sim substituir por outro líquido que não altere o sabor do bolo, inclusive pode substituir por água.