29 abril 2010

Como Fazer Bife a Milanesa



Para o bife à milanesa usei bifes de alcatra, mas você pode usar fraldinha, coxão mole, contra-filé e até mesmo filé mignon. Peça para o açougueiro cortar os bifes bem finos, ou então se resolver cortar você mesmo a carne, lembre-se de cortar no sentido contrário das fibras, senão ela fica dura. Agora, vamos à receita?

INGREDIENTES

  • Bifes de alcatra (quantos quiser)
  • Farinha de rosca (ou pão seco batido no liquidificador).
  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de leite
  • Farinha de trigo a gosto
  • Sal e pimenta à gosto

PASSO A PASSO

  1. Para começar, pegue 3 pratos ou vasilhas. No primeiro coloque os 2 ovos batidos com o leite. No segundo coloque a farinha de trigo e no terceiro coloque a farinha de rosca. Se você não tem farinha de rosca pode fazer a sua própria batendo pães secos no liquidificador.
  2. Tempere cada um dos bifes com algumas pitadas de sal e pimenta do reino.
  3. Com tudo pronto, podemos colocar o óleo para esquentar. Pegue uma frigideira ou panela funda e coloque uma quantidade suficiente de óleo para submergir o bife. Qualquer tipo de carne à milanesa deve ser frita por imersão, ou seja, você tem que mergulhar o bife inteiro no óleo quente.
  4. Enquanto o óleo esquenta vamos pegar o primeiro bife e passar ele na mistura de ovo com leite. Vire os dois lados do bife nessa mistura.
  5. Depois passe o bife na farinha de trigo algumas vezes e balance ele no ar para tirar o excesso.
  6. Agora coloque-o sobre a farinha de rosca e aperte bem para ela grudar. Não seja mocinha e vá com força, o bicho já ta morto mesmo, não vai doer. Vire o bife do outro lado e faça a mesma coisa.
  7. Pode apertar o bichinho na farinha Pode apertar o bichinho na farinha
  8. Depois disso você já pode colocar o bife no óleo quente. Deixe ele lá quietinho por uns três minutos, não fique mexendo muito pois só é necessário virá-lo uma vez. Quando estiver bom de um lado vire para o outro e deixe mais três minutos.
  9. E mandar ver na fritura E mandar ver na fritura
  10. E agora seu bife à milanesa já está pronto pra comer. Pra terminar o prato, faça os mesmos passos com os outros bifes e bom apetite!
DICA: Tente fazer estes passos com uma só mão, pois vai sujar bastante. Desta maneira você continua com uma mão limpa para mexer na frigideira.

Nenhum comentário: