08 maio 2010

Bolo Comum Para Iniciantes





Bolo comun, fácil e que permite muitas variações na receita, deixando-a sempre com uma carinha nova.

É o bolo para quem não tem muita prática, ele sempre da certo e variando a receita, você será uma boleira de mão cheia, mas é um segredo nosso tá???


INGREDIENTES:

4xícaras (chá) de farinha de trigo
3xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
300 ml de leite (1 copo americano)
4 ovos grandes
1xícaras (chá) de óleo

Modo de fazer:
Misture a Farinha de trigo, o açucar e o fermento, aos poucos adicione o leite, os ovos e o óleo, misture tudo até ficar bem homogênio, leve ao forno em forma untada por cerca de 40 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

Variações:
Pode colocar suco de fruta ( maracujá, laranja, abacaxi, acerola, limão, manga, cupuaçu...) ou leite de coco no lugar do leite , adicionar maçã picada ou banana, colocar canela, chocolate, coco ralado ou qualquer coisa que sua criatividade permitir, coloque cobertura e recheio e transforme-o em bolo de festa.

Bolo zebra: divida a massa em duas partes, uma você coloca chocolate, na hora de colocar na forma coloque colheradas uma em cima da outra, uma de cor branca, outra de chocolate, faça asim no bolo todo, ele ficará lindo e elegante, perfeito para festas .

Bolo napolitano: divida a massa em três partes, uma coloque chocolate, a outra quik de morango e na outra deixe como está. repita o processo do bolo zebra, alternando as colheradas, uma de branco uma de chocolate e uma de morango, ficará divino e irresistível.

Bolo mármore: retire 1/3 da massa e coloque coloque chocolate e na hora de colocar na forma coloque uma branca, uma de chocolate e cubra com a branca, depois com um garfo ou uma faca faça movimentos circulares na massa para que forme-se o efeito marmorizado.

Bolo formigueiro: coloque confetes de chocolate, ou chocolate granulado no bolo, misture bem.

Dicas:
Não abra o forno antes de 30 minutos.
Para ficar bem pretinho, caso faça de chocolate, acrescente uma pitada de bicarbonato.
Para ficar um pouco amarguinho tipo chocolate meio amargo, acrescente um pouquinho de café em pó solúvel.

Não esqueça de guardar um pedaço para mim ok!!!

Autor(a) macedinha

2 comentários:

Nell disse...

nossa, essa semana fiz esse bolo simples e deu muito certo, ficou maravilhoso, ontem meu marido formatou o computador e tinha perdido o teu blog dos meus favoritos, estava desesperada para achar! ainda bem que consegui, me simpatizei muuuuito com teu blog! um beijo, Nell!

Anônimo disse...

Por lo general no comentar en blogs, pero tu me obligaron a, increíble trabajo .. hermosa ...