20 janeiro 2010

PÃO (Massa Básica Para Pães)


INGREDIENTES
3 xíc. (chá) de leite morno, 1 xíc. (chá) de óleo
3 colheres (sopa) de fermento biológico seco. 
2 colheres (sopa) rasa de açúcar, 1 colher (sopa) rasa de sal
1 kg + ou – de farinha de trigo.

PREPARO
Em um recipiente junte o fermento, o açúcar, o óleo, o sal e o leite morno. Misute bem para dissolver o fermento. Acrescente o trigo aos poucos e vá sovando a massa até que não necessite colocar mais farinha. A massa deve ficar macia e lisa. Polvilhe a mesa com trigo, divida a massa em três partes ou mais dependendo do formato do pão que irá fazer. Modele os pães, coloque em assadeira levemente untada com óleo e deixe crescer, coberto e em lugar quente. Depois de crescido, pincele com gema polvilhe parmesão e leve ao forno pré-aquecido 180ºC. Só retire os pães quando estiverem assados.

DICAS
Para fazer o rocambole abra uma das partes da massa com o rolo, mesa polvilhada. Abra fina a massa, recheio a gosto, frango desfiado, calabresa, linguiça ou mesmo charque desfiada, refogados com cebola, Tomate, azeitonas, ervilhas e milho. Coloque o recheio espalhando bem, deixando as bordas livres, enrole o rocambole, corte rodelas na espessura de dois dedos, deite as rodelas na assadeira, pincele com gema e leve ao forno.

PREPARO DA TRANÇA
Faça três rolos finos, abra com o rolo de pastel, recheie, feche, una a ponta dos três e trance, deixe crescer, pincele com gema, polvilhe parmesão.

PREPARO DOS PÃEZINHOS
Faça bolas, abra com o rolo, coloque uma fatia de presunto, outra de queijo prato ou mussarela, enrole como rocambole. Deixe crescer, pincele e asse. Pode também fazer bolas, colocar o recheio dentro, colocar em fôrma de buraco no meio untada com óleo, desse jeito, forma uma rosca.

Com essa massa, pode fazer pastel chinês, esfihas fechadas e abertas, disco de pizza, croissoant e diversos tipos de pães.

É uma delícia!

3 comentários:

Mariana Fonseca disse...

Nossa estava procurando uma receita e vi esta do pão! Fiz lá em casa no domingo e todos adoraram!
Você está de Parabéns, todos lá mandaram os agradecimentos!
Adorei a massa, que além de simples de fazer, rende muito e é uma delícia!

Temíramis Spineli disse...

Oi Dalva!
Aqui este fermento biológico está em falta, mas logo chegue iremos fazer e provar essa delícia. Quero saber se no micro-ondas fica macio e o tempo de duração.
Beijos.
T&T

Dalva Nascimento disse...

Oi Temíramis Spineliessa é uma receita para ser feita no forno convencional, quanto a duração é um caso sério aqui em casa pois logo o pão acaba, mas acredito que embalado em saco plastico e guardado na geladeira deve durar uns 5 dias, bjs.