19 janeiro 2010

Rosca de Natal















INGREDIENTES
01 lata de leite condensado
300 ml de água morna (1 e ½ xíc.de chá)
150 ml de óleo (1/2 lata de leite condensado como medida)
01 colher (sopa) de essência de abacaxi
04 ovos inteiros.
03 colheres (sopa) de açúcar
100 g de fermento fresco em tablete ou 03 envelopes de fermento seco
01 kg de far. de trigo peneirada
02 xícaras (chá) frutas cristalizadas
01 xícara (chá) uvas passas banhada no conhaque
02 colheres (sopa) açúcar refinado misturado com ½ colher (sopa) de canela em pó para polvilhar, fondant, cerejas, nozese frutas cristalizadas para decorar.


PREPARO
No liquidificador bata o leite condensado, a água, o óleo, a essência, os ovos e o fermento. despeje tudo na tigela, junte aos poucos o trigo e misture com as mãos untadas com manteiga (fica uma massa mole e grudenta). Deixe descansar 30 minutos.Depois de crescida junte as frutas cristalizadas e as passas.unte uma forma de canudo no meio ou uma redonda com margarina polvilhe açúcar e canela.faça bolas passando de uma mão para outra, coloque uma ao lado da outra na forma, se for uma forma redonda sem o canudo no meio, coloque no centro um copo embrulhado com papel alumínio. cubra a forma com pano de prato e saco plástico e deixe crescer até dobrar de volume mais ou menos uma hora. Polvilhe açúcar e canela leve ao forno médio pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos. Retire do forno espalhe o fondant decore com as frutas.


FONDANT
04 xícaras de açúcar de confeiteiro e suco de dois limões. Leve ao fogo em banho maria mexendo sempre até formar um creme.deixe por três minutos até aquecer bem, despeje quente sobre a rosca.


Essa receita rende duas roscas.

Nenhum comentário: