16 março 2010

Empadinhas (Massa podre,aquela massa que se esfarela quando você morde.)



INGREDIENTES
5 xícaras (chá) de farinha de trigo, ou até soltar das mãos. 2 xícaras (chá)  de margarina em temperatura ambiente.
Bom mesmo é usar uma margarina que contenha 80% de lipídios, a Qualy por exemplo.
Quando eu morava no Rio de Janeiro eu usava claybom em tabletes, aqui em Recife não encontro.
1 gema, 1 pitada de sal.


PINCELAR:
 1 gema levemente batida.


PREPARO
Em uma vasilha misture tudo com as pontas dos dedos até formar uma massa firme e lisa. Deixe descansar uns 15 minutos. Coberta com papel filme ou plástico.
Forre as forminhas com um pouco da massa deixando fina, rechei e cubra com a massa forrmando tampa pincele com gema e leve ao forno médio até dourar.
Recheio à gosto.
(PS. A FARINHA DE TRIGO NÃO TEM MEDIDA CERTA, VOCÊ DEVE COLOCAR O TRIGO AOS POUCOS E IR MISTURANDO COM AS PONTAS DOS DEDOS ATÉ SOLTAR DAS MÃOS,
NÃO SOVE A MASSA).

27 comentários:

Mel Machado 25 disse...

Olá. Gostaria de saber a receita certinha da empada, vc colocou 2e 1/2 xícaras mas não entendi do q? Não vaí liquido nenhum nessa massa? Agurado resposta. Obrigada

Dalva Nascimento disse...

Mel querida, as 2 1/2 xícaras são equivalentes as 500g de margarina e não vai líquido.Obrigada por seu comentário,desculpe a minha falha na postagem dessa receita e graças a você já corrigi, um abraço.

Rosilene disse...

Oi querida!Devo fazer a sua receita de empada amanhã a noite pra meu marido, que gosta da massa dessa forma, esfarelando. Em breve comentarei sobre o resultado.
Grande abraço.
Rosi

Anônimo disse...


a amiga mel falou em 2 1/2 de margarina,mas na sua receita só leva 2 xícaras de margarina.e gostaria de saber se o trigo é com fermento ou sem fermento.beijos aguardo a sua resposta

Dalva Nascimento disse...

Amiga anonima o bom mesmo é colocar primeiro a margarina na tigela, vá colocando a farinha de trigo sem fermento aos poucos, de repente pode pegar mais trigo do que está escrita na receita. Primeiro eu misturo com um garfo depois é que uso as pontas do dedos, massa para empada não sova como massa de pão. Coloque a gema e vá amassando até formar uma bola e não grudar nas mãos. A medida são duas xícaras de margarina, porém nada impede que vc coloque 500 gr é só acrescentar mais trigo, se necessário polvilhe sal.

Anônimo disse...

Querida Dalva!
Li em alguns sites que na massa podre quanto mais gordura melhor fica entao gostaria de saber se vc ja usou banha e umas colheres de pinga tbm e se fica mesmo aquela massa gostosa e esfarela da empadinha quando morde? Obrigado e Parabens pelas receitas.
Antonio - Londres/Reino Unido

Dalva Nascimento disse...

Antonio,para o preparo de empadinha pode colocar uma parte de margarina, uma de gordura vegetal ou banha se for fácil pra vc conseguir a banha. Pinga eu nunca usei, porém já li receitas que utilizam de 1 a 3 colheres de pinga misturada com gema.
Uma boa massa de empada depende muito da qualidade da margarina. Um abraço.

Anônimo disse...

Minha querida Dalva!
Obrigado pela sua resposta! Eu fiz a empadinha ontem e coloquei 1/2 manteiga e 1/2 banha de porco na massa (Acho que a banha e que deixou a massa dura, pesada e muito esfarelada para trabalhar) Da proxima vez vou usar so manteiga ou melhor margarina (realmente nao sei qual e a diferenca das duas) Preciso da sua opiniao hehehe. Um abraco e mais uma vez muito obrigado. Antonio - Londres/Reino Unido

Anônimo disse...

Minha Querida Dalva!
Muito obrigado pela sua resposta! Eu fiz ontem as empadinhas e usei medade de manteiga e metade de banha so que acho que a banha deixou a massa muito seca, dura e esfarelada demais e dificil para trabalhar. Da proxima vez vou fazer so com manteiga ou melhor vc recomenda margarina. Um abraco grande e mais uma vez obrigado. Antonio - Londres/Reino Unido

Dalva Nascimento disse...

Meu amigo, quando preparar a massa das empadinhas, coloque o trigo aos poucos até da o ponto, a massa não é para ficar esfarelando nas mãos, está no ponto quando formar uma bola. Essa que vc fez com banha e margarina vc deve ter colocado muito trigo.
Na feira livre do bairro que moro tem uma margarina chamada pasteli, é perfeita, ela parece manteiga, é vendida no peso,não é em pote. Espero que a próxima que vc fizer fique perfeita.

Unknown disse...

Amada mais para fazer um empadao numa forma grande ,eu dobro a receita?bjos

Dalva Nascimento disse...

Unknown, desculpe-me a demora em te responder, é que estou sem computador, deu defeito e está no conserto. Dependendo do tamanho da forma, você pode dobrar a receita ou fazer uma receita e meia. Se fizer uma receita e meia no caso da quantidade da gema, coloque duas. Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Dalva,
Fiz sua receita!!! Magnífica!!!
Minha mãe vende lanches perto de casa e fiz umas empadas para ela vender...SUCESSO TOTAL!!
Muito Obrigada por disponibilizar esta receita conosco!!!
Para quem vai vender...vale a pena comprar a Margarina Amélia pois tem a mesma quantidade de lipídeos da Qualy e na minha região(RJ) encontrei com um custo benefício melhor!!
Um grande abraço!!!

Anônimo disse...

A dica da qualidade da margarina é muito válida fiz e ficou muito boa,mais coloquei um pouquinho devágua gelada,aprovada!

Anônimo disse...

Muito boa

Ana Maria disse...

Oi boa tarde,queria saber quanto de água vc usou?

Dalva Nascimento disse...

Ana Maria essa empada não vai água.

Anônimo disse...

Fiz a massa hoje, em menor quantidade, pra provar se ia ficar boa, usei A manteiga Leco e Doriana misturadas, pra 2 xic de Trigo 3/4 xic dessa mistura, e 1gema e o sal, ficou muito boa a massa, do jeito que queríamos comer, a massa podre!
Amanha farei a massa inteira!
Parabéns pela receita! A massa é realmente boa!
Abraços
Michelle - São Paulo

gi disse...

Gente a margarina é com ou sem sal?

Dalva Nascimento disse...

É com sal a margarina querida ou querido Gi.

Erica Lima disse...

Farinha com fermento ou sem?

Dalva Nascimento disse...

Erica a farinha é sem fermento.

Unknown disse...

Oi tem que untar as forminhas?

Sabrina Carvalho sabino disse...

Oi tem que untar as forminhas?

Dalva Nascimento disse...

Sabrina Carvalho, querida como a massa da empadinha é amanteigada não precisa untar as forminhas, um abraço.

Rosilene disse...

Boa tarde, também só uso a Qually, é a melhor.Mas vou tentar fazer se encontrar no Rio,com a outra margarina sugerida nos comentários

Unknown disse...

Maravilhosa... Obrigado Dalva!