29 abril 2010

Como Fazer Macarrão à Bolonhesa para Iniciantes



O primeiro passo é vocês encherem uma panela com água e colocarem pra ferver. Não me envergonhem logo no primeiro passo: a panela tem que ser grande. Se você está em dúvida, escolha a maior.
Coloquem bastante água, mas não até a boca, uns 3/4  da panela é suficiente. Agora vcs colocam 1 colher de sopa rasa de sal e 2 colheres de sopa de óleo.
Liguem o fogo e esperem a bagaça começar a ferver.
Esperem.
Mais um pouco.
Ferveu? Ótimo.
Agora podem colocar o macarrão. Aí vem o passo ninja da coisa, e onde eu sei que alguns de vocês vão errar. Olha só, você não quer que o macarrão fique duro, mas tb não quer que ele fique muito mole também e vire uma pasta nojenta, então o cuidado é essencial.
Dizem que o ponto certo do cozimento do macarrão é o Al Dente, um meio termo entre o cru e o cozido demais. Eu acho isso uma frescura sem tamanho e não vou ficar aqui dizendo quantos minutos você tem que esperar. Isso vai depender da sua panela e de N outros fatores. O que eu posso dizer é: peguem um garfo e de vez em quando pesquem um macarrão e provem pra ver se ta bom. Outro fator importante é prestar atenção pra quando o macarrão deixar de ficar amarelado e começar a esbranquiçar, geralmente este é o ponto onde muitos erram: se você deixar passar, ele fica mole demais. Então fique atento e desligue o fogo nessa hora.
Aí é só escorrer o macarrão, tomando muito cuidado pra não se queimar. Coloquem ele numa forma pra servir e pronto.
Ué, mas e o molho?
Meus filhos, molho bolonhesa é aqui ó, se divirtam.
E aproveitem o macarrão, com bastante queijo parmesão por cima.
FONTE: http://iniciantenacozinha.com/category/macarrao/

Um comentário:

Ondina Batista da Silva Neta disse...

Olá, foi a Claudinha que me enviou o endereço do Blog.
Amei!!!!!!!!
Parabéns!!!!
O blog é tudo para quem AMA cozinhar e tb para quem não consegue fazer esses pratos MARAVILHOSOS!!!!
Bjão!!!