15 maio 2016

Verrine de Salmão

O crédito dessa receita vai para minha filha Claudinha Andrade.




































   




Verrine é  nome dado a pratos que são servidos em copos, normalmente pequenos. Trata-se de um prato da culinária moderna, normalmente usado para entradas e sobremesas, onde é possível misturar varias texturas e sabores. 

Ingredientes
500 g de salmão fresco
Raspas de limão siciliano
suco de 1 e 1/2 limão siciliano
flor de sal a gosto
50 ml de azeite
2 pepinos tipo japonês
30 g de gergelim preto
250 g de cream cheese
broto de alfafa ou outro qualquer (não colocou)

Para o chutney de manga
2 mangas maduras firmes
50 ml de suco de laranja
100 g de açúcar
100 ml de vinagre de maçã
15 g de raspas de gengibre

Preparo
Chutney, derreta o açúcar lentamente sem deixar dourar muito, adicione o vinagre, as raspas  de gengibre e cozinhe até obter um caramelo. Acrescente a manga cortada em cubinhos, suco de laranja e cozinhe em fogo baixo até reduzir completamente o líquido. Deixe esfriar em temperatura ambiente e reserve na geladeira.
O salmão corte em cubinhos do mesmo tamanho dos cubinhos de manga (descarte o couro), tempere com suco de um limão, o azeite, as raspas de limão e um toque de flor de sal. Misture bem e reserve na geladeira. Corte os pepinos (sem as sementes) em cubinhos do mesmo tamanho dos cubos de manga e salmão, coloque de molho em uma bacia com água filtrada e cubos de gelo e reserve na geladeira até o momento de servir. Nesse momento, escorra bem os cubinhos e adicione o gergelim. Misture bem o cream cheese com o restante do suco de limão e coloque em um saco de confeitar.

Montagem
Coloque no fundo de cada copinho ou taça uma porção de chutney, uma de pepino, uma de cream cheese, o salmão e decore com o broto (nesse foi colocado cebolinha verde picada).

Um comentário:

Andréa disse...

Hello querida!
Que chique! Adorei a apresentação, muito linda!

Beijinhos, abençoada semana! ♥