15 junho 2016

Rabada (Coda Alla Vaccinara) Receita Mais Você por Ana Maria Braga



No dia 03/06/2016 Ana Maria estava apresentando em seu programa Mais Você uma deliciosa receita de rabada. Então mais que de repente fui desafiada a preparar essa iguaria no dia dos namorados (dia 12/06 domingo) por minha sobrinha Patricia Tavares e familiares.
Assim foi feito, desafio lançado, desafio aceito! Rabada preparada, e sucesso absoluto. Família grande! 3,5 kg de rabada.












































INGREDIENTES
1 rabo de boi cortado (+/- 1,7 Kg)
1 cebola grande cortada em pedaços médios (300 g)
1 cenoura grande cortada em pedaços médios (150 g)
2 talos de aipo cortados em pedaços médios (40 g)
4 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite (45 ml)
100 g de bacon picado em cubos pequenos (½ xícara de chá cheia)
3 cravos-da-índia
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
400 ml de vinho branco seco (1 2/3 xícara de chá)
3 latas de tomate pelados (1,2 kg)
20 g de pinoli (2 colheres de sopa) (eu não tinha o pinoli)
30 g de passas pretas de molho em água quente por 10 minutos e espremidas (¼ xícara de chá)
3 talos de aipo cortados em pedaços médios (60 g)
1⁄2 colher (sopa) de cacau amargo em pó (2 g) dissolvido em ¼ xícara (chá) de água


MODO DE PREPARO
Em uma tigela coloque 1 rabo de boi cortado, cubra com água e deixe de molho trocando a água várias vezes para retirar o sangue ou lave sob água corrente. Escorra a água e seque com um pano limpo.(Obs: Se preferir, de um pré-cozimento na carne,(20 minutos). Deixe de um dia para o outro na geladeira e retire a gordura excedente).

Coloque em um processador 1 cebola grande cortada em pedaços médios, 1 cenoura grande cortada em pedaços médios, 2 talos de aipo cortados em pedaços médios, 4 dentes de alho e bata até obter uma pasta. Reserve.
Aqueça uma panela grande e coloque 3 colheres (sopa) de azeite, 100 g de bacon picado em cubos pequenos e deixe em fogo médio até dourar. Retire o bacon, acrescente os pedaços de rabo de boi e doure rapidamente. Volte o bacon refogado para a panela, junte a pasta de legumes (reservada 
acima), 3 cravos-da-índia, 1 colher (sopa) de salsinha picadinha e refogue rapidamente. Junte sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, 400 ml de vinho branco seco, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos.
Adicione 3 latas de tomate pelados, misture e tampe novamente a panela e deixe cozinhar por cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando e adicione água quente sempre que o caldo secar.
Quando a carne estiver cozida e quase soltando do osso, acrescente 20 g de pinoli, 30 g de passas pretas de molho em água quente por 10 minutos e espremidas, 3 talos de aipo cortados em pedaços médios, ½ colher (sopa) de cacau amargo em pó dissolvido em ¼ xícara (chá) de água, misture e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Apague o fogo e sirva em seguida com polenta ou arroz branco.

Nenhum comentário: