09 abril 2017

Torta de chocolate






Meus corações, o importante para elaboração de uma boa receita é usar produtos de boa qualidade e pesar os ingredientes. A balança é um  elemento fundamental, ela oferece precisão.
Separe tudo antes de começar a fazer, para ter certeza de que tem todos os ingredientes.
Fazer mise en place (pronuncia-se [miz an plas]) é um termo francês que significa "pôr em ordem, fazer a disposição". É uma praticidade ter os ingredientes já previamente pesados e organizados.
Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Peneire sempre os ingredientes secos, como farinha, cacau em pó, açúcar... Isso ajuda a evitar que a massa fique com grumos e também ajuda a aerar a massa, para que ela fique mais fofa.
Nunca asse bolo em forno frio (a não ser que leve no preparo, emulsificante). O forno deve ser pré-aquecido por no mínimo, 10 minutos antes de assar o bolo. Temperatura do forno deve ser sempre de 180º, a não ser que venha especificado na receita uma temperatura diferente.
Fermento deve ser colocado por último, segundos antes de ir ao forno. Unte a forma antes de começar a fazer o bolo, com manteiga ou margarina e farinha de trigo. Se a receita pede para não untar e simplesmente por papel manteiga só no fundo da assadeira e sem untar a lateral, vale a pena arriscar, dessa forma o bolo sairá do forno após assado, certinho sem afundar ou estufar. Outra dica importante: Quando colocar o bolo no forno para assar, não abrir o forno antes dos 20 minutos.

Ingredientes
Massa: Bolo chiffon
4 ovos
150 g de açúcar refinado
100 ml de água (leite ou suco de fruta)
100 ml de óleo (soja milho ou girassol)
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha.
30 g de cacau em pó(se não fizer de cacau,  substitua o cacau por 30 g de farinha de trigo)
150 g de farinha de trigo (180 g se a receita não levar cacau ou chocolate em pó)
10 g de fermento em pó.

Preparo
Bater na batedeira os ovos, (clara e gemas) e açúcar para aerar.
Bater por 5 minutos ou até triplicar de volume.
Acrescentar a água a essência e o óleo, na velocidade média, só pra misturar.
Desligue a batedeira, coloque os ingredientes secos aos poucos misturando delicadamente com a espatula ou fuet.
Levar para assar em forma de 20 cm de diâmetro por 8 de altura, forrada com papel manteiga só no fundo,sem ultrapassar a lateral e sem untar. Forno pré-aquecido, por aproximadamente 25 ou 30 minutos, ou até que enfiando o palito saia limpo. Desenforme depois de frio, passe a lamina de uma faca na lateral da forma para ajudar a desgrudar o bolo.

Recheio de brigadeiro  
1 lata de leite condensado
100 ml de creme de leite de caixinha
100 g de chocolate meio amargo em barra, picado.
45 g de cacau ou chocolate em pó ( não é achocolatado)
15 g de manteiga.
200 ml de chantilly (pesado antes de bater).
Preparo
Misture todos ingredientes, menos o creme de leite e o chantilly.
Leve ao fogo baixo  mexendo para não queimar até desprender da panela.
Retire do fogo, junte o creme de leite misturando bem, passe esta mistura para um prato levemente untado com manteiga, cubra com filme plastico colando sobre o brigadeiro para não formar película, guarde fora da geladeira por no minimo 6 horas ou de um dia para o outro, quando for rechear o bolo misture aos poucos as 200 g de chantilly já batido, tendo o cuidado para o recheio não ficar mole  (o chantilly deve estar bem gelado antes de bater).

Exemplo de como montar e rechear o bolo. (foto da internet)


Calda para molhar o bolo
200 g de leite condensado
300 ml de água mineral
Misture os ingredientes e utilize.

Cobertura
500 ml de chantilly sem bater, leve a geladeira de um dia para o outro, despejar o chantilly na tigela (bowl) da batedeira bater na velocidade média até da o ponto de alizar.

Montagem
Corte o bolo em 3 discos, forre a mesma forma que assou o bolo com plastico, deixando sobras do plastico pra fora. Coloque o primeiro disco, umedeça com a calda, coloque camada generosa do recheio, coloque o segundo disco, umedeça, coloque o recheio, cubra com o ultimo disco.
Cubra com as sobras do plastico que ficou pra fora.
Leve a geladeira por 4 horas ou mais. Desenforme sobre o prato que vai usar o bolo, cubra com chantilly, decore a gosto. Conservar na geladeira até a hora de consumir.
               
               BEIJOS CORAÇÕES.

Nenhum comentário: