04 janeiro 2017

Bacalhau gratinado





















Ingredientes

01 kg de bacalhau dessalgado, aferventado e desfiado.

01 kg de batatas inglesas cozidas com casca (sem sal)

01 copo de requeijão cremoso

02 cx de creme de leite

250 g  de mussarela ralada

03 e 1/2 xícaras (chá) de leite (uma xícara é para o purê)

02 colheres (sopa) de farinha de trigo

03 colheres (sopa) de margarina (uma colher é para o purê)

50g de queijo ralado (parmesão)

Azeitonas picadas de preferencia preta

02 cebolas cortadas em rodelas muito finas, deixe as rodelas imersas em água gelada por 30 minutos para diminuir a acidez, escorra.

Salsa, cebolinha, 1/2 lata de ervilhas e 1/2 de milho.

01 dente de alho espremido

Azeite de oliva ou azeite de dendê e sal.

Noz-moscada ralada (cuidado para não exagerá)

Preparo

Purê

descasque as batatas e passe pelo espremedor, junte uma colher (sopa) de manteiga, uma xícara de leite, 200 g de creme de leite (uma caixinha) e 50 g de parmesão ralado, misture bem e reserve. 

Bacalhau

Em uma frigideira grande coloque três colheres (sopa) de azeite, refogue as rodelas de cebola e o alho, depois de bem refogadas junte o bacalhau misture e refogue mais um pouco, junte também as azeitonas, ervilhas e milho, verifique o sal, se necessário coloque mais, (tendo cuidado por causa do purê e molho branco que também contem sal) junte a salsinha e cebolinha picadinha, retire do fogo, reserve. 

Molho branco 

Leve ao fogo 02 colheres (sopa) de margarina, deixe derreter, coloque as 02 colheres de farinha de trigo mexa até se unirem, retire a panela do fogo acrescente as 02 e 1/2 xícaras de leite mexendo pra não empelotar, leve de volta ao fogo deixe ferver até engrossar, retire do fogo, coloque o requeijão, 01 cx de creme de leite e noz-moscada ralada, verifique o sal. Esse creme não pode ficar nem muito grosso nem ralo demais, Quando esfria ele engrossa, se necessário coloque mais leite. 

Montagem 

Unte um refratário com manteiga ou azeite, espalhe o purê de batata, o bacalhau e por cima o molho branco, a ultima camada é da mussarela ralada ou picada,

Leve ao forno pre-aquecido 200º  para gratinar. 


Delicia!!!


03 janeiro 2017

Rocambole com peito de frango.


  

Ingredientes
02 peitos de frango cortado em filés
200 g de presunto de peru ou frango
200 g de queijo mussarela
03 linguiça de frango
150 g de bacon
As aparas do peito do frango (pedacinhos)
sal, pimenta do reino e dois dentes de alho
Maionese para pincelar
cebolinha, salsinha picadinha, sálvia a gosto
azeitonas verdes sem caroço picadas
01 cenoura ralada
um tomate sem pele e sem sementes picado,
Pimenta dedo de moça sem sementes bem picadinha (opcional)
Manteiga, papel alumínio e saco plastico para enrolar o rocambole.

Preparo
Corte filés finos, coloque os filés entre dois sacos plásticos e bata para deixá-los mais finos. No processador coloque as linguiças sem a pele, o bacon, a mussarela, as aparas do peito de frango processe e reserve. Em saco plastico aberto coloque os filés um ao lado do outro formando um quadrado, pincele maionese, polvilhe sal, pimenta do reino o alho bem picadinho, arrume por cima o presunto, espalhe a mistura processada, a cenoura ralada o tomate, as azeitonas, a salsinha,cebolinha, sálvia e a pimenta dedo de moça. Enrole como um rocambole, unte uma folha de papel alumínio com manteiga ou azeite, retire o saco plástico e enrole na folha de papel alumínio untada, prenda bem as pontas.
Em uma assadeira, leve ao forno pré-aquecido 250º por 40 minutos, abra o papel alumínio, leve novamente ao forno para dourar regando de vez em quando com o caldo que se formar na assadeira. Retire o rocambole do forno, fatie e sirva com um molho da sua preferencia, molho de queijo, molho de tomate ou molho branco polvilhado com parmesão.

Delicia né?